naya-violeta

Moda autoral busca inspiração afro afetiva

Estilista promove resgate da religiosidade afrobrasileira em Goiás

A cultura negra em Goiás e suas manifestações populares, como a Congada de Catalão, a Folia de Reis e a Romaria de Muquém são as inspirações da estilista Naya Violeta, 31 anos. Ela é a criadora da marca que leva seu nome, promove um resgate da religiosidade afro-brasileira no Estado e vem ganhando destaque no cenário nacional da moda.

Criada em 2007, a Naya Violeta investe na ancestralidade africana em estampas exclusivas em uma perspectiva afetiva, autobiográfica e narrativa. As criações envolvem muitas pesquisas visuais e de tendência. As peças traduzem a experiência de vida da estilista, que por meio da moda atua em diferentes áreas, como no cinema, na música, no teatro e na dança em uma trajetória de grande contribuição à cultura goiana e nacional.  

“Empreender como mulher preta é um trabalho em que busco alinhar as curas ancestrais com perspectivas afro futuristas, bem como os ensinamentos que aprendi na troca, na prosa em quintais com as tias costureiras ou no mercadinho dos meus pais no interior”, conta. Nesse contexto de pandemia, uma das ações de Naya para garantir a força da marca foi a criação do coletivo "Força Preta", uma iniciativa de apoio e união junto a outras marcas e afro-empreendedores goianos.


Como funciona

É possível conhecer o trabalho da Naya Violeta e comprar as peças no site da marca: https://nayavioleta.com.br/. Para maiores detalhes sobre o funcionamento durante a pandemia, entre em contato pelas redes sociais.


Destaques

O projeto de Naya Violeta busca seguir na construção de uma moda cada vez mais horizontalizada para que alcance um maior número de lugares e pessoas. Neste ano de pandemia, o fato mais marcante foi a criação da loja virtual, que nasceu em maio, e é uma forma de fazer as peças chegarem a clientes em todo o Brasil e no mundo.

Endereço

R. 227-A, 328-346 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO


Redes sociais

Share by: