institucional-100-motivos

Tudo delas tem propósito e satisfação

De elemento secundário para papel de protagonista. A mulher vem experimentando, especialmente nos últimos anos, uma grande transformação em suas vidas. Claro que ainda há a convivência com as heranças de um sistema patriarcal centrado na figura masculina, mas não há dúvidas de que a mulher ampliou, e muito, seu espaço dentro da sociedade.

Elas já não são apenas donas de casa, mas passaram também a ocupar postos de trabalho com funções, inclusive, de gestão e direção. Passaram ainda a contestar a submissão nas estruturas hierárquicas.

Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do Projeto Sebrae DELAS

Tempos de transformação.

É fato que a presença da mulher no mercado de trabalho é consideravelmente maior. Em muitas famílias, elas acumulam tanto as funções domésticas quanto as trabalhistas e as maternas.

E, nesse cenário, também cresce o número de mulheres que decidem empreender. Elas são naturalmente empreendedoras e isso não é de hoje. Diante das situações de crise, as mulheres costumam usar sua mente criativa para conseguir as melhores soluções para o sustento da família. E é justamente esse conjunto de fatores que movimenta o empreendedorismo feminino. 


Porquê elas empreendem

Muitas motivações das mulheres para empreender são similares às dos homens. Mas nem todas. As diferenças estão, especialmente, na satisfação pessoal e profissional. Quando decidem empreender, as mulheres apontam muitas outras razões, como o desejo de trazer algo novo para o mercado e para o mundo em que vivem, além de impactar positivamente a sociedade. 

O empreendedorismo feminino trouxe uma nova realidade para a área de negócios. Elas influenciam tendências e incentivam outras mulheres a seguirem seus passos rumo ao sucesso e à satisfação. Dentro do empreendedorismo feminino se forma um ciclo virtuoso, onde tudo é automaticamente alimentado, especialmente o incentivo. 

A liderança feminina evidencia aspectos importantes para a sociedade, como a capacidade que elas têm de gerar confiança e estimular a equipe de trabalho. E é nesse ambiente que as mulheres criam um sistema de valorização que envolve aspectos como confiança, otimismo, criatividade e inovação.

Quando uma mulher decide empreender e liderar um negócio, ela promove, entre outras coisas, a equidade de gêneros nas atividades sociais e na economia. O resultado do chamado empoderamento feminino inclui, ainda, a promoção do fortalecimento dos negócios que impulsiona o sistema como um todo. 


Sebrae Delas

Desde 2018, o Sebrae Goiás direcionou um olhar para o empreendedorismo feminino. As ações tomaram corpo, especialmente, com o projeto Sebrae DELAS, com foco no desenvolvimento de empreendedoras líderes apaixonadas pelo sucesso. Esse movimento vem reverberando em outros estados trazendo oportunidades e muito conhecimento empreendedor para transformar, fortalecer e promover a competitividade dos pequenos negócios liderados por mulheres. 

O DELAS, desde o projeto piloto, se mostrou um sucesso. De acordo com o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal Lemos, o diagnóstico inicial já mostrava como o empreendedorismo feminino evoluiu em Goiás e a importância do papel da mulher empreendedora para o nosso estado. 

Segundo a gestora do Projeto Sebrae DELAS, Vera Lúcia Elias de Oliveira, a iniciativa também se tornou um movimento com proporções impactantes, desde que foi absorvido pelo Sistema Sebrae, nacionalmente. 

Em Goiás, já beneficiou centenas de mulheres. Muitas delas integram o conteúdo do guia produzido pelo Grupo Jaime Câmara em parceria com o Sebrae Goiás sobre os 100 motivos para comprar de uma mulher. O guia publicado em O Popular online, evidencia o empreendedorismo feminino fomentando, inclusive, as vendas de final de ano das mulheres empreendedoras participantes. 

O guia traz uma página especial para cada empreendedora. Assim, cada mulher tem a oportunidade de contar um pouco da sua história e de sua motivação e, ainda, de apresentar seus produtos e serviços da temporada. Vale a pena conferir!

Estas mulheres especiais demonstraram que, apesar dos recortes de gênero, não há limites para a força do empreendedorismo. São elas criadoras da vida, cuidadoras dos entes queridos e, cada vez mais, provedoras de si mesmas e de seus lares.

Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do Projeto Sebrae DELAS

Compre de uma mulher

De acordo com a coordenadora nacional do projeto Sebrae DELAS, Renata Malheiros, focar no empreendedorismo feminino traz resultados socioeconômicos e isso inclui dar preferência para esse segmento. “Pesquisas demonstram que quando uma mulher tem renda, quando ela ganha dinheiro, ela tende a investir na sua própria comunidade. Compra na quitanda da rua, compra material escolar para os filhos e investe na família, gerando um círculo virtuoso da economia”, explicou.

Por outro lado, comprar de uma mulher também tem muitas vantagens. Confira algumas delas nas páginas do Guia - 100 motivos para comprar de uma mulher. Você pode escolher entre os segmentos de: Serviços e Consultoria, Alimentos e Bebidas, Beleza e Bem-estar, Variedades, Educação, Moda e Turismo, entre outros. 


Share by: